Livros

Aqui você encontra livros sobre rádio, especialmente aqueles produzidos por professores e pesquisadores brasileiros.

Livro: De Passagem Pelos Nossos Estúdios

Autora: Tereza Cristina Tesser

Resumo: O livro relata a história do Rádio focalizando a presença feminina no período de 1923 a 1943, nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Dentro do contexto histórico da época, aborda o trabalho das pioneiras em diversas manifestações culturais, sociais e profissionais. Numa época em que o trabalho feminino ficava restrito à unidade familiar, a publicação apresenta artistas que atuaram como cantoras, atrizes e locutoras, além dos programas de calouros, femininos e infantis. Uma contribuição documental que poderá auxiliar estudantes e profissionais de comunicação. O Rádio tem uma história que precisa ser conhecida e reconhecida. É necessário valorizar os artistas que tiveram que aprender trabalhando. O livro oferece uma contribuição documental que poderá auxiliar estudantes e profissionais de comunicação.  Conta com a apresentação do professor doutor Luiz Artur Ferraretto. 

Contato: http://depassagempelosestudios.blogspot.com/


*******************************

Livro: Webradio – novos gêneros, novas formas de interação

 Autora: Nair Prata

 

Resumo: Este livro é fruto da grande experiência profissional e acadêmica de Nair Prata em torno do rádio, conquistando prêmios e convivendo com os principais nomes da radiofonia brasileira. Seu interesse pela webradio resultou do avanço da internet e da migração de muitas emissoras para a rede de computadores, trazendo elementos absolutamente novos para a radiofonia – imagens, hipertexto, arquivos permanentes – uma interação bastante diferente da antes existente. Questões surgiram para a autora: “Mas isso seria rádio? Ou rádio seria apenas transmissão sonora?”. As respostas vieram através de uma ampla pesquisa que revelou como funciona esse novo rádio transmitido pelas páginas da internet. Estudou a webradio pelo viés da linguagem, amparando-se em dois pilares: os gêneros e as formas de interação. Um livro produzido sobre uma base sustentada pela linguagem, pela comunicação e pela tecnologia, sem que a nenhuma dessas temáticas tenha-se dado prioridade, mas fundindo-as num discurso somente.

Editora Insular: http://www.insular.com.br/product_info.php?products_id=546

*******************************

Livro – Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora! A Radiodifusão em Joinville/SC (1941-1961)

Autora – Izani Mustafá


Resumo: Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora! – A radiodifusão em Joinville/SC (1941-1961) reconstitui a história da radiodifusão em Joinville e compreende como Wolfgang Brosig, de origem alemã, obtem a concessão de uma rádio em pleno Estado Novo (1930-1945), exatamente quando a Campanha de Nacionalização (1937-1945) está em vigor no país, provocando perseguições aos imigrantes e brasileiros de origem alemã. A Rádio Difusora (ZYA-5) entrou no ar oficialmente em 1o de fevereiro de 1941, depois de Brosig ter feito diversas experiências de transmissões radiofônicas. O tempo delimitado permite descrever o surgimento da segunda e terceira emissoras na cidade da Difusora: a Rádio Colon (1958) e a Cultura (1959). Analisando as três emissoras, foi possível confrontar as influências política, econômica, social e cultural na formação de cada uma, relacionando-as com o contexto local, regional e nacional.

Pedido pode ser feito para o e-mail: izani@brturbo.com.br.

Anúncios