FNPJ 10º Ciclo Nacional de Pesquis a e Extensão em Jorn alismo recebe trabal hos até o dia 24/03

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O 10º CICLO NACIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EM JORNALISMO – 2012

Até 24 de março está aberto o período de submissão de trabalhos ao 10º Ciclo Nacional de Pesquisa e Extensão em Jornalismo, evento integrante do 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo 2012, que será realizado na Universidade Federal de Uberlândia (MG) entre 27 e 30 de abril.

O Encontro é promovido pelo Forum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia e Fapemig.

Confiram a chamada de trabalhos:

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Data limite para envio de artigos: 24 de Março de 2012
Participantes podem enviar seus trabalhos online para o endereço: submit.php?cf=24 .
Formato das apresentações:

Observações Gerais

1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1.1. Período para inscrição de trabalhos: 01 de janeiro de 2012 a 24 de março de 2012. 1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas via SOAC, no endereço . Veja os GPs e os emails dos coordenadores no item 1.4.
1.3. Data limite para divulgação do aceite: 24 de março de 2012
1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes

Grupos de Pesquisa (GPs)

1.4.1. Atividades de Extensão
Coordenadora: Profa. Dra. Sandra de Deus – sandra.deus@ufrgs.br
1.4.2. Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo
Coordenadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Veloso – socorroveloso@uol.com.br
1.4.3. Pesquisa na Graduação
Coordenador: Prof. Dr. Gerson Luiz Martins – relacoes.institucionais@fnpj.org.br
1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos
Coordenador: Prof. Dr. Juliano Carvalho – juliano@faac.unesp.br
1.4.5. Produção Laboratorial – Impressos
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Engel Bronosky – marceloengel2004@hotmail.com
1.4.6. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
Coordenador: Profa. Dra. Mirna Tonus – vice-presidente@fnpj.org.br

Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no http://www.fnpj.org.br/grupos

2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:

2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;

>2.2.1 Formato da Comunicação Científica (ver modelo anexo):

• Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita; • Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as). • Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.

2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.

>2.3.1 Formato de Resumo Expandido (ver modelo anexo):

• Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas; • Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;

2.4 Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:

FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster

>2.4.1 Formato do pôster

• Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm; • Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m; • Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador; • Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores(as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem; • Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver; deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto; • Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es); • O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões; • O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados; • Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.

>2.4.2. O aluno deve fazer a inscrição com o coordenador do Grupo de Pesquisa vinculado ao tema do trabalho. Veja os emails item 1.4. > 2.4.3. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es). > 2.4.4. Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster.

3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, poderão ser recusadas.

3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

3.3. Os pôsteres serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP

4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores(as) de comunicações científicas ou relatos, poderão participar da apresentação, que deverá ter a presença de um(a) professor(a);

4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 24 de março de 2012;

>5. CERTIFICADOS

Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) ou pôster, enviado eletronicamente para o endereço de correio eletrônico informado na inscrição, somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP ou pôster. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica, Relato ou apresentação de Pôster

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