Alcar lança revista científica própria. Chamada para edição 2 já está aberta

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) está lançando neste mês de fevereiro a edição inaugural de sua nova publicação científica, a Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM). O número, referente ao período de janeiro/2012 a junho/2012, apresenta nove artigos, uma entrevista especial (com o professor José Marques de Melo) e duas resenhas. Dois dos textos são em outros idiomas: Jean-Yves Mollier, da Universidade de Versailles Saint-Quentin (França), escreveu em seu idioma pátrio. O mesmo ocorre com Reynaldo Castro, da Universidad Nacional de Jujuy, Argentina.

A revista, cujos editores são Ariane Pereira, Lucas Thimóteo, Marcio Fernandes (todos da Unicentro, Paraná) e Marialva Barbosa (UFF e vice-presidente da Intercom), tem como proposta publicar, a cada edição, além dos artigos, resenhas e entrevistas produzidos por doutores, papers de autoria de estudantes de pós-graduação e, ainda, um trabalho produzido por aluno de graduação sob orientação de um professor-pesquisador da área. Sua comissão editorial é composta por 24 consultores, advindos de seis países (Brasil, Portugal, Equador, Argentina, França e Austrália).

Concomitante ao lançamento de sua edição número 1, a RBHM também lança a chamada pública para contribuições nacionais e do exterior para o número 2, previsto para circular no segundo semestre deste ano. As normas para publicação estão disponíveis em seu site – www.unicentro.br/rbhm. Os artigos, resenhas e entrevistas são recebidos em fluxo contínuo. E para a segunda edição, a revista também conta com contribuições para o dossiê temático “História da Televisão”, cujo prazo final de submissão é 30 de março de 2012.

A publicação tem apoio da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) e patrocínio (neste número inaugural) da Fundação Araucária (órgão do Governo do Paraná de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico). A RBHM (que disponibiliza um e-mail para contatos, rbhm@unicentro.br) circulará gratuitamente, tanto na versão impressa como na eletrônica – www.unicentro.br/rbhm, com distribuição para os principais centros de pesquisa em Comunicação e História do Brasil e do exterior.

Os Editores

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.